25.4.11

As redes sociais e a inflação simbólica

Alcir Pécora, ao analisar os impasses da literatura contemporânea, acabou abordando uma dimensão crucial das redes sociais: o caráter narrativo do seu conteúdo.
"Ocorre, hoje, uma impressionante expansão das narrativas no cerne da própria existência. Antes mesmo de existir como evento, a ação já se apresenta como narrativa, como ocorre nos reality show, em que as pessoas, antes de agir, representam ou narram a ação que lhes cabe. Ocorre também na multidão que fala pelos blogs e pelas redes sociais, ou se monitoram pelos celulares, de modo que a ação ou a conversa é sempre exibição/narração da conversa. É como se o mundo inteiro fosse virtualidade narrativa antes de ser existência particular, e principalmente como se todo mundo fosse interessante o bastante para ser visto/lido. Esse é um dos pontos não negligenciáveis que parecem retirar a prioridade ou a exclusividade da narração do narrador literário. É um problema basicamente de inflação simbólica."
A natureza narrativa do conteúdo produzido pelos usuários das redes sociais justifica o uso da análise estrutural da narrativa como uma das principais ferramentas analíticas da netnografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário